O que é a arquitetura BIM, e porque ela está revolucionando o desenvolvimento imobiliário

O que é a arquitetura BIM, e porque ela está revolucionando o desenvolvimento imobiliário

Arquitetura BIM, ou BIM Architetcture, no original em inglês, a sigla que responde por Building Information Modeling, ou modelagem de informações de construção, em uma tradução literal para o português.

O conceito de arquitetura BIM foi imaginado há aproximadamente 50 anos, ainda na década de 1970, mas desde que começou as ser colocado em prática, no início dos anos 2000, revolucionando o processo de desenvolvimento imobiliário para criar produtos melhores, beneficiando assim investidores, incorporadores e, principalmente, os usuários finais dos imóveis, comerciais ou residenciais.

O que é a arquitetura BIM

Arquitetura BIM é um processo que envolve a geração e administração de representações digitais das características físicas e funcionais de edifícios e outros ativos físicos, através de diversas ferramentas e tecnologias.

Modelos de informações de construção (BIMs) são arquivos de computador (muitas vezes, em formatos proprietários e contendo dados proprietários) que podem ser extraídos, trocados ou colocados em rede para apoiar a tomada de decisões relativas a um ativo que será construído, desde uma simples casa até um projeto de grande impacto urbanístico, como túneis, avenidas, estradas ou linhas de metrô.

O software BIM é usado por indivíduos, empresas e agências governamentais que planejam, projetam, constroem, operam e mantêm edifícios e diversas infraestruturas físicas e serviços de infraestrutura urbana, como água, lixo, eletricidade, gás, serviços de comunicação, estradas, ferrovias, pontes, portos e túneis.

Como funciona o BIM

O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

Enquanto o CAD, muito utilizado por arquitetos e engenheiros, permite o desenho em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões de um projeto, o tempo e os custos envolvidos.

A arquitetura BIM permite gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

Vantagens do sistema

A vantagem do BIM é o ganho de tempo e eficiência.  Houve um tempo em que os arquitetos desenhavam à mão todos os detalhes de seus projetos. Se os próprios desenhos levariam muitos meses para serem concluídos, o tempo despendido na execução do projeto também seria exponencialmente maior.

Com o tempo eles começaram a contratar outras pessoas para fazer os desenhos, e gradualmente, começaram a usar máquinas para o trabalho o CAD ( Computer Aided Design ) projeto auxiliado por computador . Os desenhos eram os mesmos – plantas, elevações e cortes; mas com o CAD eles poderiam adicionar detalhes, fazer alterações e replicar os desenhos com mais eficiência.

Melhor colaboração

A tecnologia BIM permite que as equipes trabalhem de forma mais integrada, partilhando a representação digital do projeto e obtendo feedback antes de começar a construção.

Redução de erros

A elaboração de modelos 3D em um único local permite uma melhor compatibilização entre as disciplinas do projeto, reduzindo erros e omissões.

Melhor controle de custos

O BIM permite calcular custos de forma mais realista, tanto em relação aos materiais como às fases da obra.

Melhor gestão de projetos

O BIM facilita a gestão de projetos, permitindo automatizar a criação de documentos e economizar tempo.

Melhor compreensão do projeto

A modelagem 3D permite criar maquetes que demonstram a disposição dos objetos no espaço, facilitando a compreensão do projeto.

Melhor escolha de itens

O BIM facilita a escolha e compra de itens de acordo com opções reais de mercado.

Mais sustentabilidade

O BIM pode ajudar a reduzir o impacto ambiental

Conclusão

“Nos projetos imobiliários, o desenvolvedor deve ter uma visão ampla, multidisciplinar. Isso inclui um produto que seja adequado ao público-alvo de uma determinada região, mas também um rigoroso controle financeiro, porque o tempo, literalmente, é dinheiro.

“Um fluxo de caixa bem planejado pode garantir uma lucratividade muito maior para os investidores através de economia de tempo, sem jamais sacrificar a qualidade ou a segurança”, explica Heitor Sanches Jr. CEO da Imóveis Prime. “Tecnologias como o sistema BIM são extremamente valiosas para atingir esse objetivo”, finaliza.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudá-lo?