Arquitetura de interiores é a disciplina responsável pelos espaços internos em um projeto arquitetônico. Nesse artigo, explicaremos como o desenvolvedor imobiliário orienta o trabalho do arquiteto em relação aos interiores dos ambientes, para que eles sejam agradáveis, funcionais e seguros, harmonizando-se com fachadas e paisagismo e criando produtos imobiliários vendáveis e lucrativos aos investidores.
O que é arquitetura de interiores
O trabalho de um arquiteto de interiores é projetar espaços internos que atendam às necessidades e preferências das pessoas que irão utilizar aquele imóvel, escolhendo os materiais, móveis, cores, iluminação e outros elementos mais adequados para aquele ambiente.
Além disso, a arquitetura de interiores considera a ergonomia e a circulação dentro dos espaços, garantindo que os ambientes sejam confortáveis e práticos para quem os utiliza. Os profissionais dessa área também precisam estar atualizados às tendências e inovações do mercado, buscando sempre conhecer materiais, técnicas construtivas e novas tecnologias que possam ser aplicadas aos ambientes internos, além de estarem em sinergia com o projeto arquitetônico do imóvel.
Onde se aplica
O trabalho de um arquiteto de interiores pode ser utilizado em qualquer tipo de imóvel, como apartamentos, casas, escritórios, lojas, restaurantes, e qualquer espaço público ou privado. Em um condomínio, seja ele um prédio ou um condomínio de casas, além das unidades privativas de cada um dos condôminos, a arquitetura de interiores pode ser utilizada em áreas comuns para dar charme e personalidade, além de usabilidade, ao empreendimento.
Como o desenvolvedor imobiliário atua na arquitetura de interiores
A parceria do desenvolvedor imobiliário com o arquiteto de interiores é fundamental por duas razões principais, e funciona melhor com desenvolvedores que tenham boas noções de arquitetura.
Produtos mais lucrativos para investidores
A primeira razão é que o desenvolvedor precisa ter uma série de conhecimentos, em várias disciplinas, para conseguir criar empreendimentos imobiliários que sejam vendáveis e lucrativos.
Mas como nas grandes cidades, como São Paulo, os espaços nas áreas mais procuradas são cada vez mais escassos, e por isso, valiosos, é importante a sinergia entre o desenvolvedor e o arquiteto de interiores para conseguir a melhor otimização do espaço disponível para cada unidade, maximizando o retorno dos investidores, sejam os que entraram com o terreno onde o empreendimento será levantado, sejam o que entraram com recursos financeiros.
Produtos imobiliários mais atraentes ao público
A segunda razão é que, a área disponível em cada unidade deve ter o seu aproveitamento aumentado ao máximo e, como as pessoas não vivem em metros quadrados, mas em casas, apartamentos e estúdios, e trabalham em lojas e escritórios, estes espaços internos tem que estar “vestidos”, tornando-os mais agradáveis e funcionais possíveis, para que seus usuários, sintam-se muito bem, felizes e com excelente energia.
Boa parte do sucesso de um empreendimento se deve a conhecer bem as características do público-alvo, como suas necessidades e preferências, e o que esse público valoriza.
Com essa informação o desenvolvedor imobiliário pode contribuir com a arquitetura de interiores orientando e sugerindo alterações e detalhes na planta que tornem o produto mais atraente a compradores e locatários, fazendo com que ele seja comercializado mais rápido, seja na venda ou locação, maximizando a lucratividade dos investidores.
Quem não se sente bem em um espaço agradável, acolhedor? Rendem momentos únicos! Boas conversas em Família e com amigos, risadas e confraternizações.