Como surgiu o Aeroclube de Bragança Paulista

Como surgiu o Aeroclube de Bragança Paulista

Além do clima ameno,  atrações turísticas e qualidade de vida, que está atraindo muitas pessoas cansadas dos estresses de morar nas grandes cidades e, mudando  para o Interior e litoral,  Bragança Paulista também é conhecida por ter um dos aeroclubes mais antigos do país. Saiba qual a função, como surgiu o Aeroclube de Bragança Paulista e qual o valor que ele agrega à cidade.

Aeroclube foi fundado para receber Ademar de Barros

Para receber a visita do então governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista construiu um Campo de Aviação 1939.Após a visita do político, Jacintho Osório de Loci e Silva e Dalmácio de Souza Ferraz, uniram-se à prefeitura para fundar o Aero Club de Bragança.

Em 1940 o Campo de Aviação, como era chamado, não tinha as devidas instalações corretas para uma escola de pilotagem, mas o dono da Fazenda Caeté, Arthur Siqueira, cedeu uma parte de suas terras para a construção de uma pista de pouso.

Segunda Guerra Mundial estimulou o surgimento de escolas de aviação no Brasil

Com a declaração de guerra do Brasil às potências do Eixo, em agosto de 1942, e a preparação de uma força expedicionária a ser enviada à Itália, o que aconteceu somente em julho de 1944, o Brasil precisava formar pilotos militares para suas duas esquadrilhas: a Primeira Esquadrilha de Observação e Ligação -1ª ELO e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça – 1º GAvCa, que faziam parte da FAB – Força Aérea Brasileira, que foram lutar na Europa junto com a FEB.

Com a necessidade de formar pilotos, houve investimento em diversos aeroclubes do brasileiros, sendo que o célebre Assis Chateaubriand organizou a campanha para levantar fundos para isso, chamada “Deem Asas ao Brasil”.

Com isso, o que hoje é o Aeroclube de Bragança Paulista recebeu seus primeiros aviões para treinar pilotos. Peixoto de Castro doou um J-3 Piper Cub de 65 hp, prefixo PP-TMJ, fabricado nos Estados Unidos, que recebeu o nome de “Alcântara Machado”. Já o povo do Rio de Janeiro doou um CAP-4 de 65 hp, prefixo PP-RCV, fabricado no Brasil, que recebeu o nome de “Zé Carioca”.

Embora muitos cidadãos bragantinos tenham participado da heroica campanha brasileira na Itália, não sabemos quantos pilotos formados pelo Aeroclube de Bragança Paulista efetivamente foram convocados, ou entraram em combate. Mas o legado é uma respeitada escola de aviação, que existe até hoje.

Escola de Aviação do Aeroclube de Bragança Paulista

A Escola de Aviação do Aeroclube de Bragança Paulista oferece os cursos de Piloto Privado, Piloto comercial, Voo por Instrumentos e outros, e sua pista de pouso de 1.100 metros de extensão é um a apoio aos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas.

Onde fica o Aeroclube de Bragança Paulista

O Aeroclube de Bragança Paulista fica na Rua Artur Siqueira, 651. A apenas 7 minutos de carro do Hyde Park Bragança Paulista, além de aulas de aviação, oferece voos panorâmicos para observar de cima uma das regiões mais bonitas do interior paulista, além de serviços de aviação executiva.