Por que investir em imóveis em Bragança Paulista

Porque investir em imóveis em Bragança Paulista

Bragança Paulista, na Serra da Mantiqueira, no estado de SP, está a apenas 85 quilômetros da capital, e é famosa por seu clima ameno, que sempre atraiu turistas de todo o Brasil, mas que nos últimos anos se tornou o destino de muitas famílias de classe média alta, em busca de melhor qualidade de vida. Atender a essas famílias com opções de moradia, lazer e serviços tornou investir em imóveis em Bragança Paulista um excelente negócio.

Porque as pessoas estão se mudando para Bragança Paulista

Desde que o trabalho remoto se tornou mais comum, e pessoas que tem trabalhos bem remunerados, que podem ser realizados à distância, perceberam que bastaria terem uma boa conexão de internet para manterem suas vidas profissionais, visitando os escritórios das empresas em que trabalham ou até são CEOs ou proprietários, com uma frequência menor. Foi essa percepção que tornou morar no interior, em busca de mais qualidade de vida, uma opção viável.

Esse movimento, que está sendo chamado de êxodo para o interior e litoral , levou essas pessoas e famílias para cidades a até 100 km de distância de são Paulo em busca de segurança, verde, pouca poluição e pouco trânsito, alguns dos maiores problemas apontados pelos paulistanos na vida na capital. E Bragança Paulista é uma cidade que atende a essas características.

Onde fica Bragança Paulista

Bragança Paulista fica próxima a outras cidades do estado que ficam entre a capital, São Paulo, e a região sul de Minas Gerais.   fazendo divisa com os municípios de Pinhalzinho, Pedra Bela, Monte Alegre do Sul, Vargem e Extrema, já no estado de Minas Gerais, ao Norte, com Atibaia e Jarinu ao Sul,  com Piracaia e Joanópolis a Leste e com Itatiba, Tuiutí, Morungaba e Amparo a Oeste.

O que deve chamar a atenção do quem quer investir em imóveis em Bragança Paulista é que vários desses municípios próximos , especialmente na região da Serra da Mantiqueira, também estão recebendo esses novos moradores do êxodo para o interior, o que indica um potencial de valorização para toda a região, pelo aumento da procura de imóveis residenciais e também comerciais, para atender a esse público.

Como chegar a Bragança Paulista

A partir de São Paulo  é possível chegar a Bragança Paulista pelas rodovias Fernão Dias, Anhanguera e Bandeirantes, com o trajeto de 85 km, que pode variar de acordo com a estrada escolhida, levando em média 50 minutos. Também é bem fácil o acesso a outras cidades importantes, como Campinas e São José dos Campos, que podem ser feitos em 1 hora e  1 hora e meia, respectivamente, ambas pela Rodovia Dom Pedro I.

Porque as pessoas gostam de morar em Bragança Paulista

Os motivos que estão fazendo um público exigente, e que quer qualidade de vida sair de São Paulo, pelo menos  alguns dias por semana, estão claros para todos.  Mas vamos às razões pelas quais muitas dessas pessoas estão escolhendo Bragança Paulista.

Qualidade de vida, desenvolvimento econômico e Segurança

Com uma população de apenas 170.533 habitantes, de acordo com o Censo de 2020, Bragança Paulista tem um IDH – Índice de Desenvolvimento Humano alto, de 0,82, uma economia em constante crescimento, e um PIB de cerca de R$6,8 Bilhões, formado basicamente pelo setor de serviços , com 60,5% do valor adicionado, seguido por indústria 26,4%,  administração pública 12% e agronegócio, com 1,2%.

A cidade também é considerada segura, de acordo com um índice criado em 2016 e gerido pelo Ipea com a colaboração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP),  que em 2019 a colocou na  décima posição entre as cidades mais seguras do Brasil.

Educação

Além de uma excelente oferta de escolas de ensino fundamental e médio, Bragança Paulista é servida de várias Universidades e Faculdades, públicas e privadas, de boa qualidade, como:

IFSP – Instituto Federal de São Paulo

Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista  – FATEC

Fesb – Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista

Universidade São Francisco – USF.

Esse é um excelente termômetro para quem está analisando se investir em imóveis em Bragança Paulista é ou não um bom negócio, porque a presença de boas escolas e faculdades não atrai somente empresas. Atrai também famílias, que optam por viver em lugares onde seus filhos possam ter acesso a educação de qualidade.

O clima de Bragança Paulista

O próprio nome oficial da cidade, Estância Climática de Bragança Paulista, entrega uma das principais razões para as pessoas amarem a cidade: O clima, um presente da localização na Serra da Mantiqueira, a 817 metros de altitude, 50 a mais que os 760 metros da capital e bem menores que os 1.628 que tornam Campos do Jordão muito fria no inverno, além da presença de muita vegetação nativa e de muita água, dos rios e represas da região.

No verão, Bragança tem um clima morno e alguns momentos de céu quase encoberto; enquanto o inverno é curto, ameno e de céu quase sem nuvens. Segundo a Weatherpark, ao longo do ano a temperatura varia entre 12 °C e 28 °C .

Essas características ajudam a cidade a ter um baixíssimo nível de poluição. Ou seja, é um lugar literalmente bom para se respirar.

Represas e rios na região de Bragança Paulista.

As represas e rios na região de Bragança Paulista, que perfazem mais de 50km² de área coberta, com 2,5 bilhões de metros cúbicos de água (fazem parte do Sistema Cantareira da Sabesp),  além de garantirem o abastecimento de água na região, e tornarem o clima mais ameno, também oferecem opções de lazer que tornam a cidade muito buscada em períodos de férias e fins de semana.

Uma das principais atrações é a represa do Jaguari-Jacareí, onde existem várias marinas onde as pessoas se divertem com diversos esportes aquáticos radicais, como o wake board ou voam em uma asa delta rebocada por uma lancha. Pura adrenalina, para os mais arrojados, e uma paisagem paradisíaca para quem quer um pouco mais de sossego. E comida boa para todos, já que a beira da represa também é um roteiro gastronômico muito procurado.

Uma das razões de haver tantas água em Bragança Paulista é a quantidade de rios na região. Veja a lista:

Rio Jaguari

Rio Jacareí

Rio Atibaia

Ribeirão Lavapés

Ribeirão Uberaba

Ribeirão Anhumas

Ribeirão Itapechinga

Ribeirão Terra Preta/Tijuco Preta

Ribeirão Taboão

Ribeirão Tabuão

Represas Jaguari e Jacareí

 

Curiosidades sobre Bragança Paulista

Conheças alguns fatos curiosos sobre a cidade de Bragança Paulista, como sua história, o motivo de ser chamada de “Terra da Linguiça” e a origem do clube de futebol da cidade, que se tornou famoso em todo o país.

História da cidade

Oficialmente, a Estância Climática de Bragança Paulista foi fundada em 15 de dezembro de 1763 pelo casal Antônio Pires Pimentel e Dona Ignacia da Silva Pimentel, mas há relatos históricos de passagem das expedições de bandeirantes como André Leão, Fernão Dias Paes Leme, Francisco de Souza e Bartolomeu Bueno, que acampavam ali antes de seguir com suas Bandeiras para os lugares mais distantes do Brasil.

É atribuída a esses grupos de bandeirantes, embora não se saiba exatamente qual, a colocação de uma cruz onde mais tarde seria erguida uma pequena capela, que mais tarde seria a Igreja de Nossa Senhora Aparecida do Lopo, uma das mais antigas da região.

Terra da Linguiça

Embora a primeira ocupação da região que hoje é Bragança Paulista seja portuguesa, como o próprio nome, uma referência à origem da Família Real Portuguesa, indica, também vieram muitos italianos. E com eles a tradição da fabricação de linguiças.

Não se sabe ao certo como o nome de Terra da Linguiça, atribuído a Bragança Paulista, se popularizou, mas alguns afirmam que a grande responsável foi uma senhora chamada Palmyra Boldrini, que entre 1917 e 1920 fazia linguiças tão gostosas que toda a cidade e também pessoas da capital vinham para comprar.

Red Bull Bragantino

Fundado em 8 de janeiro de 1928, o então Clube Atlético Bragantino teve uma trajetória parecida com o de muitos clubes de futebol que ficam fora dos grandes centros do esporte, que mudou no início dos anos 1990, com a passagem dos técnicos Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira e de jogadores como Mauro Silva, todos com passagem pela seleção brasileira, sendo que esses dois últimos foram campeões mundiais em 1994.

Nesse período o Brasil inteiro descobriu o Bragantino, campeão Paulista em 1990, Vice-Campeão Brasileiro em 1991, e primeiro clube do interior paulista a disputar a Copa Conmebol em 1992 e 1993, precursora da atual Copa Sul Americana, segunda competição internacional de clubes mais importante da América do Sul.

Após esse período de glórias, o Bragantino passou pelo desmanche comum a muitas equipes pequenas, que perdem seus maiores talentos frente a propostas irresistíveis de equipes maiores do Brasil e até do exterior, e amargou alguns rebaixamentos, até o renascimento em 2017 e 2018, com a volta a primeira divisão do Campeonato Paulista.

Mas foi em 2019 que o nome time mudou para Red Bull Bragantino, e começou a retomar seu lugar no cenário futebolístico brasileiro, graças à parceria com a fabricante austríaca de bebidas energéticas Red Bull, que trouxe capital e técnicas de gestão modernas.  Desde  então o Red Bull Bragantino foi campeão brasileiro da série B em 2019 e disputa a primeira divisão desde então, com times cada vez mais competitivos. E já jogou uma edição da  Copa Libertadores da América, o mais importante torneio de clubes do continente.

Investir em Imóveis em Bragança Paulista é um bom negócio

Antes de escrever esse artigo, para podermos falar sobre as oportunidades de investir em imóveis em Bragança Paulista, fizemos uma pesquisa sobre o crescimento das tendências de buscas na internet  em todo o Brasil, por casas e apartamentos na cidade, que apresentou um aumento perceptível em todo o Brasil, que indica que o interesse por imóveis na cidade ultrapassou seus limites territoriais, conforme mostra o gráfico abaixo.

Procura na Internet por casas e apartamentos em Bragança Paulista cresceu desde 2020

crescimento da procura por casas e apartamentos em Bragança Paulista
Crescimento da procura na internet por casas e apartamentos em Bragança Paulista

 

 

 

 

 

 

 

 

O maior crescimento das buscas por casas em Bragança Paulista é absolutamente compatível com a busca do público por um estilo de vida com mais espaço e verde, mas existem outras tendências interessantes apontadas pelos dados desse gráfico, que os investidores devem prestar atenção, que são as buscas por apartamentos.

Esse seria um perfil de público que, apesar de se interessar pelas vantagens de viver em Bragança, estaria trazendo consigo um hábito cultural bastante paulistano , de morar em apartamentos.

Para atender esse público-alvo, estão surgindo empreendimentos de alto padrão, que se estivessem localizados nas melhores regiões de São Paulo, teriam um valor bem alto, de acordo com a realidade do mercado paulistano. Em Bragança, esses apartamentos tem um valor consideravelmente mais acessível, mesmo tendo as características de planta e acabamento dos empreendimentos de alto luxo da capital.

Mas esses apartamentos estão longe de ser simplesmente versões dos empreendimentos Triple A de São Paulo em uma localização diferente, porque tem características nas áreas comuns que são difíceis de encontrar nas áreas nobres de São Paulo, ou se existissem teriam uma valor altíssimo que são grandes áreas, com muito verde, inclusive mata nativa, o que é uma verdadeira raridade.

Então, investir em Imóveis em Bragança Paulista é um bom negócio, não somente porque a localização é muito procurada, mas porque comporta vários tipos de produtos imobiliários.

Como lucrar investindo em imóveis em Bragança Paulista

Bragança Paulista é uma das localizações do interior paulista com maior potencial de valorização, pelas características da cidade que colocamos e pelo aumento da procura ocorrido desde 2020, o que faz com imóveis comprados na planta, ou em seu lançamento, sejam boas oportunidades de investimento.

Mas o melhor negócio, sem dúvida, é investir na raiz da incorporação,  oportunidades que não aparecem com muita frequência, mas que os investidores não devem deixar passar!