Porque investir em imóveis na Vila Madalena

investir em imóveis na vila madalena

A Vila Madalena foi escolhida o 13º bairro mais legal do mundo em uma eleição realizada pelo prestigiado site de turismo Time Out. A eleição não foi à toa, já que a maioria dos paulistanos não hesitaria em apontar o bairro como o mais descolado de São Paulo, e um dos mais simpáticos, o que o torna procurado e valorizado. E se você procura opções de investimento, nesse post explicamos porque investir em imóveis na Vila Madalena é uma excelente ideia.

Porque a Vila Madalena é um dos bairros mais legais do mundo

Dave Calhoun, diretor de conteúdo da Time Out para América do Norte e Reino Unido explica que “Todos os anos, pedimos ao público internacional da Time Out e à nossa equipe global de especialistas locais que indiquem as áreas das cidades no momento que têm a melhor combinação de vanguarda cultural, comida e bebida acessíveis, vida nas ruas, vida noturna e senso de comunidade.”

Calhoun explica que o critério não é escolher “destinos homogeneizados, corporativos” provavelmente se referindo às grandes marcas internacionais, que você pode encontrar nas áreas comerciais nobres das principais cidades do mundo, “mas áreas com um ar independente e acolhedor”. E é exatamente o que você encontra na Vila Madalena.

Então, a Vila Madalena é sim um dos locais mais nobres de São Paulo, onde muita gente bacana mora. Inclusive, alguns famosos brasileiros e estrangeiros. Mas o comércio, as empresas, os bares, restaurantes e casas noturnas são o que existe de mais paulistano. E não é uma contradição dizer que isso inclui gastronomias dos mais variados lugares, já que São Paulo é uma cidade que recebeu gente, e culturas, de muitas partes do mundo.

Onde fica Vila Madalena

A Vila Madalena fica na Zona Oeste de São Paulo, fazendo divisa com os bairros da Lapa,  Pinheiros e Sumaré, Vila Ida e Vila Beatriz, e bem perto da Pompéia,  sendo as principais vias de acesso a ela as Avenidas Brasil e Henrique Schaumann, Faria Lima, Marginal Pinheiros (Nações Unidas) e Heitor Penteado. Para quem prefere usar transporte coletivo, é nessa última que fica a Estação Vila Madalena do Metrô, a última da linha 2 verde.

A partir  da Estação Vila Madalena, quem mora no bairro pode ir à qualquer lugar de São Paulo, aproveitando as ligações com as linhas 1 Azul, 3 Vermelha, e as mais recentes  4 Amarela, e linha 5 Lilás.

Como surgiu a Vila Madalena, e porque se tornou um bairro tão charmoso

Como todo bairro charmoso, a Vila Madalena começou de um jeito muito simples. A área começou a ser povoada por volta de 1900 por produtores de leite e hortaliças. Entre eles, um imigrante português chamado Gonçalo, cujo sobrenome se perdeu no tempo, proprietário de uma grande área na região, que ele resolveu transformar em três loteamentos, dando a cada um deles o nome de uma de suas filhas: Madalena, Ida e Beatriz.

E assim surgiram os bairros de Vila Madalena, a Vila Ida e Vila Beatriz, que hoje,  comercialmente falando, são parte da região mundialmente conhecida como Vila Madalena.

Mas antes de se tornar esse bairro charmoso, que qualquer turista quer visitar quando vem à São Paulo, especialmente após a realização de grandes eventos internacionais, que mostraram a região ao mundo, como a Copa do Mundo da FIFA de 2014, o lugar , onde a eletricidade só chegou em 1928, era chamado de Vila dos Farrapos, supostamente em função de atrair um público em busca de moradias de baixo custo.

Como a Vila Madalena se tornou um bairro charmoso

O charme alternativo da Vila Madalena surgiu na década de 70, quando muitos estudantes e professores da USP e da PUC, duas das principais universidades de São Paulo, que ficam em bairros relativamente próximos, como Butantã e Perdizes, respectivamente, começaram a se mudar para o bairro.

Isso tornou a Vila Madalena um bairro onde surgiram muitos bares, restaurantes e casas noturnas, voltadas para esse público universitário, e que trouxeram depois muitas galerias de arte e  agências de publicidade, que entenderam que a localização agregava valor às sua marcas, e com elas também, mas não somente, um público de alguma maneira ligado a essas atividades, com um inegável “DNA cultural e intelectual”.

Nomes das ruas da Vila Madalena fazem parte do charme cult do bairro

O charme do bairro se reflete também nos nomes das ruas. Em qualquer lugar do Brasil, é comum encontrar ruas que tenham nomes de personalidades históricas ou políticos. Mas as Ruas da Vila Madalena tem nomes líricos como Aspicuelta, Harmonia, Girassol, Fidalga, Paulistânia, e Purpurina. Não se sabe ao certo a razão, mas alguns afirmam que a ideia partiu de estudantes membros do Movimento Anarquista.

O que tem na Vila Madalena

A Vila Madalena é famosa pelos bares, restaurantes, casas noturnas, agências de publicidade,  pelo famoso Beco do Batman e até pela arquitetura dos prédios mais recentes.

Bares na Vila Madalena

O primeiro Bar da Vila Madalena, na verdade uma mercearia, que vendia de tudo, foi aberto em 1927, o Empório Santa Maria Magdalena, e pertenceu a Antonio Carlos dos Santos Barrinha. E desde então, seria reduntante dizer que surgiram dezenas, centenas de bares na Vila Madalena, e manter essa parte do post atualizada seria uma tarefa hercúlea.  Por isso, vamos citar apenas alguns dos mais famosos e tradicionais bares e botecos da região. Mas nossa recomendação, se você pretende investir em imóveis na Vila Madalena é passear bastante por lá, e além de avaliar suas opções de investimento, saborear drinks, cervejas e os indefectíveis petiscos.

Posto 6 – Há 18 anos na Rua Aspicuelta 644, esse bar tem o espírito do Rio de Janeiro da década de 1960, quando Tom Jobim e Vinicius de Moraes estavam sentados em uma mesa do Bar Veloso,viram passar Helô Pinheiro e tiveram a inspiração para compor “Garota de Ipanema”.

O Pasquim Bar e Prosa – Esse bar levou à sério o espírito cult da Vila Madalena, porque toda a ambientação remete ao polêmico jornal alternativo e independente que fazia oposição ao Regime Militar na década de 70 , e que tinha como armas o humor contestador dos textos e desenhos de nomes como Jaguar, Ziraldo e Millor Fernandes. Na Rua Aspicuelta 524.

Jacaré– Inaugurado em dezembro de 1990, o  Jacaré Grill, atual Jacaré Brasa e Chopp fica na Rua Harmonia 305 e costuma lotar o bar e os espaços em volta, com muita gente querendo saborear o chopp gelado e as deliciosas carnes grelhadas.

Restaurantes na Vila Madalena

A Vila Madalena também é famosa pelos restaurantes, que oferecem desde uma gastronomia mais alternativa, até a mais sofisticada, com muitas influências internacionais.

 Pé de Manga – Na Rua Arapiraca, 152, o  bar e restaurante Pé de Manga faz sucesso os pratos assinados pelo Chef João Silva e o ambiente ao ar livre, com três enormes mangueiras centenárias, que inspiraram o nome do lugar.

High Line Bar – Na Rua Girassol, 144, o High Line tem um estilo novaiorquino, misturando arte, música, galeria de arte e alta gastronomia e coquetelaria.

Restaurante Cais – Na Rua Fidalga 314, o Restaurante Cais é um dos preferidos dos casais em busca de um ambiente romântico, mas despojado, e um menu focado em peixes e frutos do mar.

Agências de Publicidade na Vila Madalena

O ar descolado e cult da Vila Madalena atrai um público sintonizado com esses valores, que remetem à criatividade, ao pensar fora da caixinha. E estar em um lugar onde com tantos  estímulos sensoriais que ajudam a vencer o bloqueio criativo, que é um problema que a maioria dos publicitários já teve, inclusive os mais famosos, ajuda muito.

Essa deve ser uma provável razão para tantas agências de publicidade terem sedes, ou endereços em São Paulo, na Vila Madalena.

Suno United Creators – R. Mourato Coelho, 1404

DM9 – Rua Girassol, 285

Nova S/B – Rua Nazaré Paulista 297

Pátria Publicidade – Rua Fidalga 593

Beco do Batman é o lugar mais famoso da Vila Madalena

O Beco do Batman é o lugar mais famoso da Vila Madalena. Talvez seja até um dos lugares mais famosos internacionalmente de São Paulo, junto com a Avenida Paulista, especialmente para quem gosta de grafitti e de outras formas de expressão artística tipicamente urbanas.

O Beco do Batman é uma galeria de arte a céu aberto, formada pelas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque,  e nele se encontra obras dos grandes mestres brasileiros do grafitti, essa forma de arte que, apesar de ter se tornado mainstream, consegue manter seu espírito de crítica e contestação, como Eduardo Kobra, Sliks, Bueno Caos e Paulo Ito.

Porque o Beco do Batman tem esse nome

O Beco do Batman tem esse nome porque em 1980 foi encontrado no local um mural do personagem criado por Bob Kane em 1939. Depois disso, estudantes de artes plásticas de diversas  universidades paulista começaram a fazer desenhos, com influência cubista e psicodélica nas paredes e fachadas das vielas.

Não se sabe até hoje quem foi o autor do mural original do Homem-Morcego, mas ele inspirou um dos pontos turísticos mais visitados da Vila Madalena e de São Paulo.

Arquitetura inovadora é marca registrada dos prédios da Vila Madalena

Na Vila Madalena ainda é possível encontrar alguns charmosos predinhos da época em que o bairro era um sinônimo de moradia barata e de baixo custo, mas quem visita o bairro com certeza vai notar que os prédios construídos nos últimos anos chamam a atenção pela arquitetura inovadora e ousada, que busca criar marcos na paisagem, obra de profissionais que não tem medo de assumir alguns riscos estéticos para sair do lugar comum.

E isso faz todo o sentido, porque a Vila Madalena se tornou um bairro de tanta personalidade que a ousadia do design de interiores, da arquitetura, do paisagismo e da engenharia, com muitas lajes em balanço, se tornou quase um requisito para se investir em imóveis lá, no qual os desenvolvedores imobiliários devem prestar atenção.

Conclusão

A Vila Madalena é um dos melhores bairros para se morar e para se investir em imóveis em São Paulo. Mas, além de preço e localização, fatores de valorização de um imóvel, é importante entender que a Vila Madalena é um bairro de personalidade única, que tem história! E que boa parte das pessoas que vão comprar ou alugar um imóvel lá, o fazem pelas vantagens da excelente organização e para fazer parte dessa história.

Invista em imóveis criados por desenvolvedores que perceberam isso, e você terá um produto imobiliário extremamente procurado e valorizado.