Tendências do Mercado Imobiliário de alto padrão em 2025

Tendências do Mercado Imobiliário de alto padrão em 2025

O Mercado Imobiliário brasileiro, em especial o de São Paulo, é um dos mais dinâmicos do país, e do mundo, e continuará apresentando oportunidades para os investidores, incorporadores, e para quem pretende adquirir um imóvel para uso próprio, seja ele uma residência ou um imóvel comercial. Nesse artigo, falaremos sobre as tendências do mercado imobiliário de alto padrão em 2025.

Como saber o que esperar do mercado imobiliário de alto padrão em 2025

Qualquer previsão do tipo “o metro quadrado em tal região de São Paulo vai estar valendo x” seria um mero chute, porque o mercado imobiliário é regido por regras bastante claras, as quais é preciso compreender o funcionamento para identificar as suas tendências, e assim identificar também as regiões, e tipos de imóveis, que tendem a uma valorização mais ou, menos acelerada.

Com base nesses conceitos, será possível tomar melhores decisões de investimento, seja para adquirir um imóvel na planta, seja para participar de um empreendimento imobiliário desde a raiz da incorporação, aferindo uma rentabilidade maior.

Vamos então às tendências do Mercado Imobiliário em 2025:

Imóveis “verdes”

Se há algo que o ano de 2024 ensinou a todos é que a sustentabilidade ambiental não é mero modismo ou um diferencial que interessa apenas a um nicho de mercado, mas uma necessidade universal. E todos devem fazer o que estiver ao seu alcance para diminuir impactos ambientais.

De tecnologias que diminuam o impacto ambiental já na construção, a projetos arquitetônicos que privilegiam espaços abertos, iluminação e ventilação natural, poupando energia, a tecnologias de geração distribuída, como a energia solar, a sustentabilidade entrou de vez na lista de prioridades, e influenciará cada vez mais interiores, plantas, fachadas e paisagismo.

Residências adaptadas ao Home Office

Uma das heranças do período de isolamento social foi a certeza de que o home office era viável para empresas e profissionais. Hoje a maioria das empresas voltou ao trabalho presencial, mas para muitos profissionais, poder trabalhar de casa significa qualidade de vida.

Então, os projetos residenciais com mais potencial de venda incluirão espaços realmente pensados para as pessoas trabalharem por bastante tempo. Isso pode incluir desde um escritório realmente pensado para funcionar, não apenas um improviso, como espaços de coworking com internet rápida e salas de reunião nos condomínios, de casas ou apartamentos.

Famílias de alta renda dividirão seu tempo entre a capital e o interior ou litoral

Durante a pandemia, muitas famílias de alta renda se mudaram para o interior e litoral, mantendo o trabalho home office. A maioria delas hoje está em São Paulo novamente, mas as que gostaram da experiência, muitas vezes dividem hoje seu tempo, passando por exemplo, uma semana na capital e outra no Interior ou litoral.

Muito além da residência de veraneio

Essa mudança dos hábitos das famílias e da frequência e intensidade com que elas usam os imóveis no interior e litoral levaram a uma mudança nas características desses imóveis.

Se antes a preocupação dos compradores de um imóvel como esse era somente piscina, sauna, churrasqueira, academia, quadra de tênis e outros itens de conforto, à medida que as pessoas passam mais tempo neles, espaços para pets, escritórios montados e estruturados com mobília ergonômica, internet rápida e outros equipamentos precisam ser incorporados a esses imóveis.

Casas e apartamentos abertos e arejados

Uma terceira herança perceptível do período da pandemia é que as famílias que passaram meses no interior ou litoral, desfrutando de uma qualidade de vida muito melhor, com mais espaços abertos e contato com a natureza, quando retornaram às suas residências anteriores, perceberam que elas não ofereciam isso. E sentem falta.

A tendências dos imóveis mais novos, para atender a essa necessidade, é de menos paredes, mais janelas, espaços abertos e ventilação natural, buscando oferecer a mesma sensação que as pessoas tinham morando fora de São Paulo.

Público exigirá tecnologia

Automação residencial de última geração, eletrodomésticos conectados à web, facilitando a vidas dos usuários, a chamada internet das coisas, e arquitetura e processos construtivos inteligentes. O público dos imóveis triple A continuará atualizado com o que existe de mais moderno no mundo, e continuará dando preferência, quando não, exigindo, a projetos com tecnologia de última geração para morar ou investir.

Conclusão

As tendências do Mercado Imobiliário de alto padrão em 2025 são promissoras, mostrando uma tendência de crescimento, e continuando a atrair investidores do Brasil e do exterior.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudá-lo?