Oscar Freire, a rua comercial mais sofisticada do Brasil

Oscar Freire, a rua comercial mais sofisticada do Brasil

O bairro dos Jardins é um dos mais valorizados de São Paulo, e nele, além dos prédios residências de altíssimo padrão, existe um comércio de produtos e serviços igualmente voltados a um público exigente, de alto poder aquisitivo, consumidor das melhores marcas internacionais e brasileiras. E de todas as ruas da região, a mais famosa, e glamourosa, é a Oscar Freire, a rua comercial mais sofisticada do Brasil e da América Latina.

Como a Rua Oscar Freire se tornou o endereço das grifes internacionais no Brasil

Quando falamos dos endereços das grandes grifes no mundo, associamos automaticamente com localizações como as avenidas Champs-Elysées e Montaigne, em Paris, Bond Street, em Londres, Via Montenapoleone, em Milão, Ginza em Tóquio, Deira Centre City, em Dubai, Rodeo Drive em Beberly Hills, Quinta Avenida em Nova Iorque e Rua Oscar Freire em São Paulo.

E pode ter certeza que incluir a Oscar Freire nessa seleta lista não é um exagero da nossa parte, nem ufanismo de brasileiros. Em 2023 a pesquisa Excellence Mistery Shopping, patrocinada pela francese Presénce, analisou sem se identificar, 500 lojas em cidades como Los Angeles, Madri, Nova York e Dubai para eleger

Beverly Hills, em Los Angeles, ficou em primeiro lugar, e a Oscar Freire, em oitavo, a frente, inclusive, das Champs-Elysées, graças à qualidade do atendimento nas lojas, pela experiência oferecida aos consumidores. O Shopping Iguatemi, outro endereço do consumo de luxo em São Paulo, também aparece no ranking.

Mas, como a Rua Oscar Freire se tornou o endereço das grifes internacionais no Brasil, se tornando quase como uma garantia de se posicionarem como sofisticadas para as marcas que têm lojas ali?

Como toda a região dos Jardins, a Rua Oscar Freire sempre foi valorizada, mas foi somente na década de 1990, com a abertura econômica do Brasil, e a estabilização de nossa moeda que ocorreu essa transformação da rua batizada com o nome do médico baiano Oscar Freire de Carvalho em um dos endereços mais badalados do mundo.

Essa abertura, que permitiu aos brasileiros de melhor poder aquisitivo fazerem compras no exterior, chamou a atenção das grandes marcas do mundo para o potencial de consumo do nosso país, e em 1995, após apenas um ano da implantação do Plano Real, que a marca alemã Montblanc, famosa pelas canetas, e que dispensa apresentações, abriu sua primeira loja nas Américas, na esquina da Oscar Freire com a Haddock Lobo.

Logo em seguida, outras marcas da elite da moda mundial, como Versace, Cartier, Christian Dior, Louis Vuitton e Salvattore Ferragamo abriram suas lojas, transformando a rua em um dos paraísos dos fashionistas paulistanos ou dos muitos turistas que, além de olhar as vitrines e comprar, também podem visitar um local com muitos bares e restaurantes frequentados por pessoas com gosto exigente.

Inclusive, o “padrão Oscar Freire” chegou às ruas transversais e paralelas como a Haddock Lobo, Bela Cintra, Melo Alves e a Alameda Lorena, que se tornaram também endereço de boutiques internacionais importantes.

Localização

A Rua Oscar Freire tem 2.600 metros de extensão, começando na altura da Alameda Casa Branca, 1009, no Bairro de Cerqueira César, na região dos Jardins, e indo até a Avenida Doutor Arnaldo, na região de Pinheiros, sendo que as lojas e restaurantes mais procurados ficam entre as ruas Melo Alves e Padre João Manoel, onde inclusive, a fiação elétrica é subterrânea, para tornar a paisagem local mais agradável.

Lojas da região da Oscar Freire

Desde o boom fashionista na região, muitas marcas internacionais e nacionais abriram suas portas na região, como:

Shoulder,

Le Lis Blanc,

Tommy Hilfiger,

Forum,

Osklen,

Camper,

H. Stern,

Ellus,

Animale,

Canal,

Rosa Chá,

Spezzato,

Track & Field,

Montblanc,

Pandora

Havaianas

Bares, Restaurantes, Lanchonetes e docerias

Além das lojas, o público AAA que frequenta a Oscar Freire busca os bares, restaurantes e lanchonetes, lotando aqueles que tem mesas na calçada, especialmente nos fins de semana.

Um ponto interessante é que na região é possível encontrar também o que podemos chamar de grandes grifes da gastronomia como a dinastia gastronômica Fasano (Fasano e Gero), Erick Jaquin (Le Président), Alain Poleto (Bistrot de Paris) e até o piloto Felipe Massa, que abriu uma filial do BeefBar, de Mônaco, onde mora.

Fasano – R. Vitório Fasano, 88 – Cerqueira César

Piselli- R. Padre João Manuel, 1253 · (11) 3081-60

Almanara – R. Oscar Freire, 523

Serafina – Alameda Lorena, 1705

Ici Brasserie –  ­ R. Bela Cintra, 2203

Gero –  Rua Haddock Lobo, 1629

Rodeio – Rua Haddock Lobo, 1498

A Bela Sintra  – Rua  Bela Cintra, 2325

Bistrot de Paris – R. Augusta, 2542 – Loja 12

BeefBar – Rua Barão de Capanema, 320

Restaurante Président R. da Consolação, 3527

Baccio di Latte –  R. Oscar Freire, 136

Ben & Jerrys, – R. Oscar Freire, 957

Carlo’s Bakery  – Rua Bela Cintra, 2182

Hotel Emiliano

No conceito hotel boutique, com poucos quartos e um serviço excepcional, é um dos mais luxuosos de São Paulo – Rua Oscar Freire, 384

Pracinha Oscar Freire

Não poderíamos terminar esse artigo sem falar da Pracinha, um estacionamento, que é um terreno privado, mas acabou virando um espaço “público”, um parque temporário, que recebe shows, food trucks, aulas de ginástica ao ar livre e outras ações, tornando a vida de quem vai passear na região, ou mora nas proximidades, muito mais saudável e divertida.