O impacto da revitalização da Avenida Santo Amaro no mercado imobiliário de São Paulo

O impacto da Revitalização da Avenida Santo Amaro no mercado imobiliário de São Paulo

A Avenida Santo Amaro é uma das vias mais importantes de São Paulo. Com 7.700 m de extensão, ela começa na Avenida São Gabriel, no Itaim Bibi, e vai até Santo Amaro, cruzando algumas das áreas mais valorizadas da capital paulista.  Entenda o impacto da Revitalização da Avenida Santo Amaro no mercado imobiliário de São Paulo, e porque investidores imobiliários devem prestar atenção à via e ao seu entorno.

A Importância da Avenida Santo Amaro para a cidade de São Paulo

A origem da Avenida Santo Amaro é a Estrada de Santo Amaro, que fazia a ligação entre São Paulo e o antigo município de Santo Amaro, que foi incorporado pela capital, em 1935.

A Santo Amaro, que atravessa ou delimita vários bairros importantes da Zona Sul de São Paulo, como Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Moema, Campo Belo, Brooklin, Alto da Boa Vista, Granja Julieta e a própria região de Santo Amaro, historicamente não costumava ter congestionamentos dignos de nota, até o crescimento da cidade levar à concentração de um grande número de linhas de ônibus na via.

Corredores de ônibus

Em 1986, quando a via não comportava mais do que 250 ônibus por hora, chegou a ter 400, com os ônibus parando em filas duplas e até triplas.

Para solucionar esse problema foi construído um corredor de ônibus nas faixas centrais, e a Avenida Santo Amaro, que tinha três faixas de rolamento em cada sentido, passou a ter duas para carros e uma para ônibus em cada pista, sendo esta última separada das demais por pequenos muros de concreto e grades.

Transporte coletivo x comércio local

Apesar de os corredores de ônibus terem beneficiado milhões de pessoas que utilizam o transporte coletivo para o trabalho e o lazer, alguns afirmam que eles contribuíram para um processo de degradação que a Avenida Santo Amaro passou a sofrer, com uma grande quantidade de imóveis antigos sendo abandonados ou deteriorados, especialmente os comerciais, que eram a grande vocação da via até então.

O argumento desses críticos era o de que os corredores eram projetados para facilitar a passagem dos ônibus e o fluxo dos passageiros, mas ao mesmo tempo, eles dificultavam o acesso dos consumidores que eram o público-alvo dos comércios da região, impossibilitando o estacionamento de veículos.

Conciliando visões opostas

Se o processo de degradação teria sido inevitável, e os corredores de ônibus apenas o aceleraram é uma discussão bastante polêmica, e dificilmente se chegará a um consenso sobre ela, inclusive porque faz parte do urbanismo conciliar visões opostas e necessidades conflitantes.

Nova Santo Amaro traz oportunidades para investidores imobiliários

Apesar dessa situação, a Avenida Santo Amaro permaneceu uma via estratégica de São Paulo, por ser um dos principais acessos a regiões muito valorizadas como Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Moema, Campo Belo, Brooklin, Alto da Boa Vista, Granja Julieta, Chácara Santo Antônio e a própria região de Santo Amaro, além de uma das principais ligações da cidade com a Zona Sul.

Ao mesmo tempo, por uma questão geracional, foram ocorrendo mudanças na mentalidade e nas prioridades de uma certa parcela dos consumidores, inclusive de poder aquisitivo mais alto, onde a sustentabilidade tem um peso grande nas decisões de consumo e é dada menos importância a possuir um automóvel, havendo opções, sempre que possível, pela bicicleta, transporte coletivo e carros por assinatura ou de aplicativo.

Para esse público, que não abre mão da qualidade de vida, a proximidade de opções de transporte coletivo como o metrô, ou o corredor de ônibus da Avenida Santo Amaro são diferenciais positivos, faltando apenas uma revitalização do espaço para tornar a via atrativa, porque os bairros do seu entorno há muito estão entre os mais valorizados e desejados de São Paulo.

E é justamente isso que os 2,5 km da Santo Amaro, entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e a Avenida dos Bandeirantes oferece, com melhorias como:

Alargamento das calçadas, podendo chegar até 5m de largura em pontos estratégicos, tornando a experiência dos pedestres mais agradável e os pontos comerciais mais valorizados;

Pavimento de concreto, mais resistente, nas faixas exclusivas do corredor de ônibus;

Faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis;

Implantação de novas paradas de ônibus;

Iluminação pública em LED;

Acessibilidade universal em ambos os lados da avenida;

Aperfeiçoamento dos sistemas de água e esgoto;

rede de captação de água das chuvas;

Aperfeiçoamento do sistema de gás.

Enterramento da fiação de energia elétrica e de telecomunicações,

Remoção de postes de concreto

Conclusão

A revitalização da Avenida Santo Amaro traz uma grande oportunidade a investidores imobiliários, por tornar a localização extremamente atrativa para imóveis comerciais ou residenciais. Havendo oportunidade de participar de um negócio imobiliário, especialmente na raiz da incorporação, os investidores não devem deixar passar.

Imagens: SECOM.

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