O design de interiores consiste em analisar o projeto de um imóvel, seja ele residencial ou comercial, para planejar e projetar seus espações internos, para que eles sejam bonitos, confortáveis, seguros, funcionais e atendam às necessidades das pessoas que vão utilizá-los para morar ou trabalhar. Nesse artigo, explicaremos como o design de interiores valoriza um produto imobiliário.
Como é o trabalho de design de interiores
O profissional da área de design de interiores, que pode tanto ser um designer de interiores quanto um arquiteto especializado nesse segmento, assim como existem aqueles responsáveis pelas fachadas e paisagismo, atua projetando, e organizando decoração dos ambientes internos.
Um bom profissional de design de interiores deve ouvir atentamente os pedidos de seus clientes, entender seu estilo e criar um projeto em que texturas, cores e iluminação criem um conjunto harmônico e confortável.
Qual a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto
As diferenças entre arquitetos e designers de interiores está na habilitação profissional. Tanto os arquitetos especializados em interiores como os designer de interiores podem atuar para projetar os espaços internos dos imóveis.
Os designers, entretanto, são especializados exclusivamente nessa área, enquanto a atuação dos arquitetos é mais ampla, podendo, inclusive, ser responsáveis técnicos por uma construção, embora geralmente quem assine uma planta seja um engenheiro.
O designer de interiores analisa elementos e conjuntos
Nem todo elemento que observado separadamente é belíssimo, quando inserido no projeto, acaba funcionando para obter o efeito desejado na decoração. Da mesma maneira, certos elementos, quando analisados sozinhos, podem parecer um tanto sem graça. Mas, quando inseridos em um projeto, acabam sendo o detalhe que traz charme e diferencial ao ambiente.
O bom profissional de design de interiores sabe entender o estilo dos seus clientes, que pode ser mais clássico ou mais moderno, e entrega o que se adequa às suas necessidades, seus sonhos e sua possibilidade de investimento.
Como o design de interiores ajuda os investidores imobiliários
Um dos tipos de empreendimento imobiliário mais procurado pelos investidores é o dos imóveis para renda por aluguel, seja ele por períodos mais longos e até indefinidos, o aluguel tradicional, seja por aqueles mais curtos, que tem uma duração maior do que o locatário teria caso se hospedasse em um hotel, mas mais curto do que o aluguel tradicional, geralmente através de plataformas como a Airbnb e similares.
Oferecendo praticidade ao investidor imobiliário
Nesse caso, “é preciso oferecer praticidade ao investidor imobiliário”, é o que explica Renata Sanches, da Flash Decor, uma empresa que ajuda as pessoas a decorarem suas casas e apartamentos de maneira fácil e prática.
“Quem investe em um apartamento studio, ou mesmo um pouco maior, de 1 ou 2 dormitórios, em uma região mais nobre da cidade, pensando em uma locação de Airbnb, precisa de um projeto de design de interiores que seja financeiramente interessante, mas bonito, de bom gosto e de fácil manutenção ou substituição, em caso de dano. E é isso que oferecemos”, explica Renata.
É nesse ponto que o profissional de design de interiores faz uma parceria muito produtiva com o desenvolvedor imobiliário, conclui Renata: “ o trabalho de uma empresa como a Flash Decor fica muito mais fácil quando atuamos em parceira com o desenvolvedor imobiliário”.
Uma das especialidades do desenvolvedor imobiliário é o marketing, que inclui conhecer as necessidades e características do público-alvo de cada região.
“Uma cidade que é mais populosa que muitos países, como São Paulo, tem uma multiplicidade de públicos. Regiões como a Vila Madalena, Granja Julieta, Moema, Pinheiros e Alto de Pinheiros são todos de grande poder aquisitivo, mas tem estilos diferentes, que refletem no que eles esperam do design de interiores. Mesmo para uma locação de curta temporada”.
“Entender o estilo de cada pessoa, e o que ela espera, é um grande passo para sair de um design de interiores apenas bom para um ótimo”, finaliza Renata Sanches.