Roda Rico, a maior roda gigante da América Latina

Roda Rico, a maior roda gigante da América Latina

Na Região Oeste de São Paulo, na Marginal Pinheiros, é impossível não reparar na imensa roda gigante instalada no Parque Cândido Portinari, vizinho ao Parque Villa Lobos, em Alto de Pinheiros.  Nesse artigo, vamos falar sobre a Roda Rico, a maior roda gigante da América Latina.

Porque a Roda Rico foi construída

A Roda Rico foi construída inspirada na London Eye, a famosa roda gigante construída às margens do Rio Tâmisa, em Londres, para comemorar a virada do milênio, em 2000. E mesmo em uma cidade onde não faltam atrações turísticas, como é o caso da capital do Reino Unido, a London Eye logo se tornou mundialmente conhecida, e visitada por milhares de turistas todos os anos.

A ideia foi repetir o conceito em São Paulo, tornando a cidade mais atraente para os turistas e valorizando os nossos parques, mais especialmente o entorno do Rio Pinheiros, que está sendo despoluído e com intervenções como o Parque Linear Bruno Covas, já recebe ciclistas e praticantes de corrida, especialmente nos fins de semana, e tornará as proximidades cada vez mais valorizadas.

A London Eye de São Paulo

Com 90 metros de altura, a Roda Rico não é tão alta quanto sua inspiradora britânica, que tem 135 metros, mas cumpre o mesmo papel que ela, permitindo uma vista panorâmica da cidade, especialmente os bairros mais próximos, como Pinheiros, Vila Madalena e outros, além de marcos arquitetônicos como o Instituto Tomie Ohtake.

Como é a Roda Rico

A Roda Rico tem 42 cabines, ar condicionado, internet wi-fi, interfone, luzes  e,claro, visão panorâmica da cidade, e como toda atração turística que se preze, tem uma lojinha de souvenirs na saída, onde se pode comprar presentes e lembranças do passeio.

Porque tem esse nome

A Roda Rico é administrada pela empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), que venceu a concorrência pública para instalar o equipamento, e para aos cofres públicos R$141.000 por mês, ou 10% do faturamento da atração, o que for o maior valor, e vendeu os naming rights para uma plataforma de investimentos, em uma ação de marketing similar à que é feita nos estádios de futebol.

Curiosidades sobre a Roda Rico

Com altura de 91 metros, a maior roda gigante da América Latina foi inaugurada em 2022 e está instalada em uma área de 4.500 m² e pesa mais de 1.000 toneladas, tendo sido necessário o uso do maior guindaste rodoviário do Brasil para montá-la.

Onde fica

A Roda Rico fica na Avenida Queiroz Filho, 1.365, Alto de Pinheiros, no Parque Cândido Portinari