O noticiário econômico tem enviado sinais contraditórios aos investidores. Por um lado, indicadores de diversos institutos de pesquisa, como IPEA e IBGE apresentam indicadores positivos, com o PIB do Brasil crescendo mais de 3% em 2024. Pelo outro, altas dos juros e do dólar indicam alguma apreensão dos agentes econômicos. Nesse cenário de incertezas, explicamos porque investir em imóveis de luxo garante segurança em 2025.
Cenário Econômico para 2025 – Um breve resumo.
Quem acompanhou o noticiário econômico viu uma grande volatilidade do dólar, que passou de R$6,00, havendo em seguida um aumento dos juros. Esses movimentos do mercado e do Banco Central do Brasil são resultado da dúvida que os agentes econômicos têm de que o governo será capaz de conter a inflação.
Isso absolutamente não é novidade, muito menos segredo. A questão é saber quais são as opções de investimento no Brasil dentro do cenário. E porque investir em imóveis de luxo, especialmente em São Paulo, continua sendo uma opção rentável e segura.
Tijolo não perde valor
Imóveis de qualquer tipo podem ser considerados uma opção de investimento segura, quase conservadora, embora possam ter grandes margens de lucratividade. Como diziam os nossos avós, o “tijolo não perde valor”. Independentemente de quais sejam os cenários econômicos e os desenvolvimentos tecnológicos, as pessoas sempre precisarão de um teto sobre suas cabeças, os imóveis, para morar ou trabalhar.
E bons imóveis, nas regiões mais valorizadas de São Paulo, sempre terão procura, e, portanto, valor. Mas vamos ser mais específicos e explicar por que investir em imóveis de luxo garante segurança em 2025.
Investir em imóveis é “porto seguro”
Se o leitor circula por São Paulo, pode observar que nos últimos anos houve um notável aumento no número de lançamentos imobiliários, inclusive durante a pandemia. Isso não se explica somente porque as pessoas buscavam imóveis maiores, mais iluminados e mais ventilados, portanto mais agradáveis de se viver, quando aderiram ao home office ou ao sistema híbrido, modalidade que se manteve para muitos desde então.
A razão é que os imóveis sempre foram, e continuarão sendo, um porto seguro para os investidores. E em um momento em que era muito difícil fazer qualquer previsão sobre o futuro, os investimentos seguros se tornavam mais procurados.
São Paulo é um mercado de características únicas
O leitor pode observar com seus próprios olhos a quantidade de imóveis em construção em São Paulo, além dos terrenos onde já há placas ou plantões de venda indicando que ali serão lançados empreendimentos em um futuro próximo.
E, mesmo se indicadores macroeconômicos como o valor do dólar ou as taxas de juros subirem, imóveis continuarão a ser um bom investimento, especialmente os chamados imóveis de luxo, porque São Paulo é uma cidade de características únicas, que explicaremos agora.
São Paulo é o principal centro de negócios e eventos do continente
São Paulo é o principal centro de eventos do Brasil e do continente sul-americano. Desde aos grandes eventos esportivos, como a única etapa sul-americana do campeonato mundial de Fórmula 1, que acontece no Autódromo de Interlagos, aos shows internacionais de artistas consagrados e festivais, tudo acontece na cidade de São Paulo.
Até mesmo o carnaval, o evento cultural mais tipicamente brasileiro, mas que São Paulo não tinha tradição, se tornou um polo de atração da cidade, que superou centros tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador na quantidade de foliões que recebe.
Os negócios não ficam atrás, com a cidade sendo sede das principais empresas brasileiras e multinacionais, ligadas a fábricas e centros logísticos localizados em cidades próximas do litoral e interior, movimentando os dois aeroportos que atendem a capital, Congonhas e Guarulhos, e uma vasta rede hoteleira, atendendo os mais variados perfis de público, do econômico ao alto luxo, como por exemplo os hotéis Rosewood, na região da Paulista, e Faena, em Pinheiros.
São Paulo é o principal centro de negócios do Brasil e da América do Sul
São Paulo é o principal centro de negócios do país e do continente sul-americano. Sede das principais empresas e com o maior “PIB” do país para uma cidade e um estado respectivamente. E os números estimam que em torno de 70% dos brasileiros mais ricos residam ou trabalhem em São Paulo.
E, apesar de ter havido muitos lançamentos de alto padrão nos últimos anos, a demanda para atender a esse público está muito longe de ser atendida, havendo oportunidades para as incorporadoras, para os que compram imóveis no lançamento e, principalmente, para os que desejam investir na raiz da incorporação, auxiliados por desenvolvedores imobiliários especializados, uma modalidade de investimento pouco divulgada, mas muito rentável.
Imóveis de luxo se concentram em regiões específicas
Em uma cidade do tamanho de São Paulo é inevitável que haja bairros mais nobres em praticamente todas as regiões, mas é inegável que a região com maior potencial de valorização para se investir em imóveis de luxo está nas regiões oeste-centro-sul e, ao longo do Rio Pinheiros, de Sul a Oeste.
O entorno da Marginal Pinheiros há anos tem recebido uma série de investimentos públicos e privados, dos Parques Villa Lobos e Linear Bruno Covas, aos clubes de surf, como o São Paulo Surf Club e o Beyond The Club, que atendem a um público exigente, que procura um estilo de vida mais saudável, e está disposto a investir nisso.
Ao longo desse eixo, uma espécie de paralelo ao Rio Pinheiros, que liga regiões que vão da Zona Sul, como Chácara Flora e Granja Julieta, até a Zona Oeste, como Pinheiros e Alto de Pinheiros, existem diversas opções para investir em imóveis de luxo.
Oportunidades de investimento
Existem oportunidades de investimento para diversos perfis. Uma bastante atraente é a de se juntar a grupos de investidores liderados por desenvolvedores imobiliários experientes, para investir na raiz das incorporações.
É importante lembrar que Investir em Imóveis de luxo é um excelente negócio, mas que o sucesso depende da presença de profissionais com conhecimento e experiência no ramo. Caso você tenha interesse, fale com a Imóveis Prime.