Hotel Faena em Pinheiros será o primeiro endereço da rede no Brasil 

Hotel Faena em Pinheiros será o primeiro endereço da rede no Brasil

O Hotel Faena é um dos melhores hotéis de luxo em Buenos Aires, tendo também uma filial em Miami, na Flórida, Estados Unidos. O primeiro endereço da rede no Brasil será em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, indicando que a rede entendeu que se trata de uma das regiões mais charmosas da capital Paulista.

E, se a aposta dos investidores argentinos estiver certa, e na nossa opinião, está, Pinheiros e os bairros do entorno, como Alto de Pinheiros e Vila Madalena, se tornarão ainda mais procurados para se morar e investir.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o que orientou a decisão de investimento do Hotel Faena em São Paulo, que conta com a parceria local da incorporadora Even, e do Grupo Malzoni, proprietários do terreno. Falaremos também sobre os mercados que eles estão de olho no turismo de negócios, eventos e lazer em São Paulo.

Como é o Hotel Faena

O Hotel Faena original foi aberto em Buenos Aires, na charmosa região de Puerto Madero, uma das atrações turísticas da capital Portenha, em um prédio de 1902 que originalmente era um armazém de grãos.

O estilista Alan Faena, conhecido por se vestir com um poncho, chapéu e bota de vaqueiro, criou um ambiente mesclando escuridão a dourados, com um corredor com dez metros de pé direito, espelhos dos dois lados, e cortinas douradas, emulando um cabaré portenho.

O conceito agradou o público descolado que visita Buenos Aires, e a operação do Hotel Faena foi adquirida pelo grupo francês Accor em 2021, que começou a investir na expansão da marca, abrindo uma unidade em Miami, na Flórida, e agora em São Paulo, que deve ser inaugurada no fim de 2026.

O próximo Faena deverá ser inaugurado em Nova Iorque, confirmando a ideia de um posicionamento cool para essa marca de hospedagem.

Anexo residencial

O Hotel Faena de São Paulo está sendo construído em um terreno de 20 mil m², perto do cruzamento entre as avenidas Faria Lima e Eusébio Matoso, próximo ao Largo da Batata, uma região que já foi decadente, mas hoje também é cada vez mais charmosa e valorizada.

O empreendimento terá, anexo à área de hospedagem, um residencial, que deverá ser altamente disputado e valorizado, tendo também um art center, com estrutura independente e dedicada à arte, cultura e gastronomia, além de um espaço de eventos, com um conceito semelhante ao utilizado no Instituto Tomie Ohtake.

Um mercado de luxo cada vez mais competitivo

O Hotel Faena se estabelece em São Paulo para disputar mercado com hotéis boutique como Emiliano, Fasano e Unique, e os mais recentes Fasano Itaim, Tangará e Rosewood, que foram criados para atender a um público diferente do turismo puramente de negócios, voltado para feiras e eventos corporativos, que orientou o mercado paulistano durante muitos anos, sofreu na pandemia, mas mostra recuperação.

O mercado do Faena é destinado ao viajante AAA, que quando viaja a trabalho, busca o máximo de conforto e “mimos” especiais, e que vem a São Paulo principalmente em busca de entretenimento, como shows internacionais, que acontecem nos grandes estádios, festivais e eventos esportivos, como por exemplo, a Fórmula 1, que ainda é o evento mais importante para a hotelaria paulistana.

Pinheiros é uma região estratégica

Pinheiros é uma região estratégica para receber um empreendimento como o Hotel Faena. Pela sua localização, está próxima de lugares charmosos, visitados por esse público, como a Avenida Faria Lima, onde fica o Shopping Iguatemi, Rua Oscar Freire, a região dos Jardins e a Avenida Paulista, onde ficam os principais restaurantes e atrações culturais, como Parques e Museus.

Mas, ao mesmo tempo, Pinheiros é bem localizado para quem precisa acessar as marginais Pinheiros e Tietê, que dão acesso aos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, aos estádios de futebol, o Jockey Clube e o Autódromo de Interlagos, onde ocorrem os principais eventos esportivos e musicais.

Finalmente, a região também é estratégica para quem quer ir para o litoral e o interior, que podem ser destinos turísticos que esse público AAA deseja visitar.

Efeitos no Mercado Imobiliário

A presença de um hotel de alto luxo como o Faena em uma região tende a trazer o que podemos chamar de glamour, valorizando os imóveis comerciais e residenciais à sua volta.

Para quem pretende investir no mercado imobiliário, oportunidades no entorno desses empreendimentos não devem ser desperdiçadas.