Arquitetura de fachadas: como o desenvolvedor imobiliário orienta os projetos dos arquitetos para criar produtos imobiliários vendáveis e lucrativos.

Arquitetura de fachadas: como o desenvolvedor imobiliário orienta os projetos dos arquitetos para criar produtos imobiliários vendáveis e lucrativos.

A arquitetura é um dos itens mais importantes de um produto imobiliário. E de todos os itens que a compõem esse produto, a fachada é o que tem mais visibilidade, porque representa a identidade daquele edifício e o seu lugar na paisagem. Nesse artigo falaremos sobre a arquitetura de fachadas, e como o desenvolvedor imobiliário orienta os projetos dos arquitetos para criar produtos imobiliários vendáveis e lucrativos.

A importância da arquitetura de fachadas

A localização é o primeiro fator que alguém leva em conta para escolher o local onde deseja morar ou instalar a sua empresa, seja ela um comércio ou um escritório. O segundo fator, mais não menos importante, é a fachada, porque ela fornece a primeira impressão, como um cartão de visitas que informa às pessoas qual a função daquela construção.

Fachadas de Imóveis comerciais

Quando falamos de arquitetura das fachadas de imóveis comerciais, estamos falando de um item muito importante do marketing. Embora a localização seja um fator de extrema importância para um comprador ou locatário de um imóvel comercial, é importante entender que esse fator “joga junto’ com a arquitetura como um todo, com a tecnologia construtiva, e com a arquitetura de fachadas.

Para isso é preciso entender como a localização influi no posicionamento dos produtos no mercado e o posicionamento das marcas.

Lojas

Dando como exemplo o mercado de móveis e decorações. O ponto de comércio mais famoso de São Paulo nesse setor da economia é a Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Uma loja localizada lá tem um certo público-alvo. Por outro lado, o Shopping D&D, na Zona Sul de São Paulo, ou a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, na Zona Oeste, que também são do setor de móveis e decorações, atendem ao segmento premium.

Dependendo de qual o público-alvo da empresa, o ponto comercial será diferente, e o imóvel que será construído, ou reformado, ou mesmo que passe por um processo mais profundo, de retrofit, terá de ter certas características na sua fachada, que, ao mesmo tempo que chamem a atenção do público que circula na região, crie uma identidade para a marca e a empresa que ocupam aquele endereço.

Prédios comerciais

No caso dos prédios de escritório, funcionam princípios parecidos. A diferença é que, embora um prédio comercial com essas características a localização e a arquitetura de fachadas também se combinem em um único conceito para gerar um produto imobiliário atraente, fatores diferentes influenciam.

E, novamente, são conceitos mais fáceis de serem explicados através de exemplos.

Se estivermos falando de consultórios médicos, sabemos que os imóveis mais procurados são perto dos principais hospitais da cidade. Um exemplo é o das ruas Adma Jafet e Barata Ribeiro, nas proximidades do Hospital Sírio Libanês.

O público-alvo desses edifícios são médicos, especialmente os que são ligados ao hospital, fazendo parte do seu corpo clínico. A localização importa para eles pela facilidade de transitarem entre o consultório e hospital, mas o seu público-alvo são os seus pacientes.

A arquitetura das fachadas desses prédios são para eles canais de comunicação com o seu público. Elas devem transmitir conceitos como seriedade, solidez, competência, conhecimento e avanço tecnológico, que são relacionados à medicina de ponta, que é o que o público que procura esses profissionais de saúde deseja.

Outro exemplo, que ilustra ainda melhor a importância da arquitetura de fachadas seria o das empresas de tecnologia relacionadas a vários setores, como serviços financeiros. Na cidade de São Paulo esse setor da economia está concentrado na região da Avenida Faria Lima.

A maioria dos prédios dessa região, especialmente os mais novos, combinam uma arquitetura de fachadas ousada, que busca ser impressionante e arrojada, transmitindo um conceito de modernidade que está totalmente ligado ao ramo de atuação dessas empresas e à mensagem que elas querem passar aos seus clientes e ao público em geral.

Aliás, nesse ponto, a arquitetura de fachadas costuma ter alguns de seus momentos de maior brilhantismo, porque utiliza o que existe de mais avançado em engenharia e tecnologia construtiva, para criar ícones que marcam a paisagem das cidades.

Um exemplo é o Edifício Pátio Vitor Malzoni, na própria região da Faria Lima. A necessidade de preservar o patrimônio histórico obrigou os arquitetos e engenheiros a criarem uma obra prima da arquitetura de fachadas, com um enorme vão livre, que ao preservar o passado, transmite o conceito de inovação, a ponto de ter atraído a sede no Brasil de uma das empresas mais inovadoras do mundo, o Google. E ter ficado conhecido como prédio do Google.

Outra obra-prima da arquitetura de fachadas para prédios comerciais que pode ser encontrada em São Paulo é o Prédio da IBM, na região do Paraiso, na Zona Centro Sul de São Paulo. Apesar de ter sido construído em 1970, seu design em concreto aparente, que mescla linhas curvas aos conceitos mais cartesianos e exatos, que remetem à tecnologia da informação que é a alma do negócio da IBM não envelheceu um dia sequer desde sua construção.

Hotéis

Outro exemplo de como a arquitetura de fachadas é importante para posicionar um produto são os hotéis. Edifícios como o histórico Maksoud Plaza, Tivoli Mofarrej, Hotel Renaissance, Grand Hyatt, perto da Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, Unique, próximo ao Parque Ibirapuera e o futuro Hotel Faena, na região de Pinheiros, comprovam isso.

Fachadas de Imóveis residenciais

A arquitetura de fachadas de imóveis residenciais também segue os mesmos conceitos ao ser imaginada. Ela é criada para atrair a um determinado público-alvo, que, uma vez que escolheu a localização em que quer morar, e as conveniências que precisa ter, procura um imóvel que “converse” com o seu estilo de vida, seus gostos, vontades, mas também com necessidades como privacidade e segurança.

Em casas térreas, um dos lugares em que podemos ver excelentes exemplos de arquiteturas de fachadas que fazem a diferença nos imóveis comerciais está na região de Alto de Pinheiros, com casas dos mais variados estilos arquitetônicos, tanto nos condomínios como fora deles, em vias como a Avenida Professor Fonseca Rodrigues.

Já nos edifícios residenciais, a arquitetura de fachadas também faz toda a diferença, e atrai um público-alvo com desejos e necessidades específicos. Tomando como exemplo as regiões de Alto da Boa Vista, Vila Madalena e Vila Nova Conceição, são bairros considerados de alto poder aquisitivo, onde se lança empreendimentos triple A.

Mas, apesar de elas atenderem públicos de padrões de renda similares, são pessoas que tem estilos de vida diferentes, e a arquitetura das fachadas dos edifícios em todas essas regiões reflete essa diferença.

O papel do desenvolvedor imobiliário

O desenvolvedor imobiliário é um profissional com um conhecimento multidisciplinar a respeito do mercado imobiliário, que inclui legislação, marketing, engenharia além da própria arquitetura em si.

Com esses conhecimentos, o desenvolvedor pode orientar os arquitetos sobre características que um empreendimento precisa ter para ser comercialmente atrativo para aquela região e financeiramente viável, beneficiando os investidores para que se crie um projeto que possa ser comercializado mais rápido, com um valor melhor.

E quando se fala em arquitetura de fachadas, falamos também em um projeto que, depois de pronto terá diferenciais, atraindo compradores de imóveis prontos ou locatários, se for esse o objetivo da incorporação.

Para os arquitetos, a parceria com um bom desenvolvedor imobiliário é fundamental, e quanto mais esse desenvolvedor tiver conhecimentos de arquitetura, mais fácil e rápida é a comunicação, diminuindo prazos e custos e beneficiando a todos, dos compradores finais aos investidores.

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